segunda-feira, outubro 27, 2008

A beleza das simetrias

Quando andava a estudar o comportamento dos pavões, durante o meu mestrado em Etologia, verifiquei que aos pavões que eu e os meus colegas de investigação achávamos mais bonitos (mais belos) eram também os mais procurados pelas fêmeas e que, como consequência, acasalavam mais vezes.

Eu e as pavoas valorizávamos, por certo, alguma coisa em comum. Elas pretendiam acasalar com um macho de qualidade; eu pretendia descobrir a razão das suas preferências (
que, por acaso (???) coincidiam com as minhas preferências de beleza animal). Para não haver um enviesamento dos resultados, medimos dados muito objectivos. No final da investigação, além de outras coisas, verificámos que os pavões mais escolhidos pelas fêmeas eram os mais simétricos!

Na altura comecei a pensar se existiria também, na nossa espécie, alguma relação entre a simetria do nosso corpo e a atracção sexual. Procurei e encontrei investigação nesta área que mostra que assim é.

Simetria e beleza! Haverá alguma ligação?

Existem muitos exemplos no reino animal de preferência na escolha de um parceiro sexual baseado na sua simetria - para dar apenas dois exemplos, temos insectos, como por exemplo as moscas escorpião (
Mecoptera) e aves, como por exemplo a andorinha (Passeriformes, Hirundinidae) cujos machos preferem acasalar com fêmeas com asas de igual tamanho, evitando as fêmeas com asas desiguais.

É um assunto interessante e talvez não seja por acaso que a natureza, criou formas vivas e não vivas, baseadas num plano de simetria. Vejamos alguns exemplos: cristais, virus, bactérias, ouriços-do-mar, borboletas, moscas, aranhas, passarinhos, homens, …, uns com simetria bilateral, outros com simetria radial.

Existem estudos muito interessantes sobre este assunto. Um, por exemplo, relaciona a simetria humana facial e corporal com os julgamentos da sua atractividade (faces e corpos simétricos são considerados mais atractivos) e mostra que as agressões ambientais produzem assimetrias durante o desenvolvimento, agressões essas que incluem, nomeadamente, prevalência de parasitas que habitam o corpo humano, mutações e toxinas.

Uma vez que as assimetrias físicas, ou seja, desvios da simetria bilateral, revelam uma incapacidade em resistir aos efeitos nocivos de perturbações durante o desenvolvimento, o grau de assimetria pode ser usado como pista para determinar o estado de saúde do indivíduo e também como um índice do grau segundo o qual o desenvolvimento desse indivíduo foi afectado por agentes causadores de stress.

Um outro estudo interessante, usou o computador para criar várias faces a partir da sobreposição de 4, 8, 16 e 32 faces verdadeiras, originando assim “faces compostas”. Estas faces foram apresentadas a pessoas, juntamente com faces não modificadas e foi-lhes pedido para as ordenarem da mais atractiva para a menos atractiva. E o resultado foi o seguinte: as faces compostas foram uniformemente julgadas fisicamente mais atractivas do que qualquer face individual. A face formada pela sobreposição de 16 faces foi considerada mais atractiva que as formadas por 4 e 8 faces, sendo a face formada pela sobreposição de 32 faces aquela que foi considerada a mais atractiva de todas. Uma vez que a sobreposição das faces tende a eliminar as irregularidades e a torná-la mais simétrica, então, a razão da escolha pode ser as faces simétricas serem mais atractivas.

Os psicólogos evolucionistas sugerem que as nossas preferências pela simetria podem ser explicadas no contexto da escolha de um parceiro sexual porque a simetria representa um indicador honesto da qualidade genética de um potencial parceiro sexual. Segundo a teoria dos "bons genes" da selecção sexual, os indivíduos evoluíram as suas preferências sexuais por parceiros que possuem características físicas que dão indicações relativas aos genes que aumentam o vigor e a viabilidade dos filhos.

Será que tudo tem a ver com sexo? Até a noção de belo? É uma ideia recorrente que me acompanha há já algum tempo.

E sexo e poder? Não há dúvida.

As nossas escolhas nos políticos em quem votamos obedecem também ( de certo modo e inconscientemente) a este julgamento da simetria facial?


Pergunta tola: Quem ganhará as eleições americanas?


Consultas:
Gangestad, S. W., Thornhill, R., & Yeo, R. A. (1994). Facial atractiveness, developmental stability, and fluctuating asymetry.
Ethology and Sociobiology, 15, 73-85.
Langlois, J. H., & Roggman, L. A. (1990). Attractive faces are only average. Psychological Science, 1, 115-121.
Schackelford, T. K., & Larsen, R. J. (1997). Facial assymmetry as indicator of psychological, emotional, and physiological distress. Journal of Personality and Social Psychology, 72, 456-466.
Fotografias retiradas daqui, daqui e daqui

2 Comentários:

Blogger Concha disse...

É com a ciência que melhor entedemos a sensibilidade e os movimentos animais,o comportamento a voluptuosidade que é a causa da satisfação,tanto dos animais como dos Homem.
O sexo e o poder? são simplesmente fetiches...
Neste conteúdo,quem ganha as eleições na América?
É Barack Obama!

Adorei,este post, voltarei sempre...
Bjs

28/10/2008, 22:22:00

 
Blogger A Professorinha disse...

Simetria ou não, o que mais me atrai num homem é mesmo os olhos...

Beijos

31/10/2008, 17:09:00

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial